[PROJETO DE LEITURA] LENDO TODO DIA ~ 100 Melhores do Século da Literatura Brasileira


Se você, assim como eu (não importa o motivo), anda sem tempo para leituras extensas, esse projeto é ideal pra você! O projeto de leitura 100 Melhores do Século da Literatura Brasileira, é uma proposta de leitura diária de textos curtos com prazo de execução em cem dias. 

O ideal é ler todo dia, para não perder o ritmo (aconteceu comigo). Mas se você é disciplinado, esses dias podem ser adequados de acordo com a sua realidade, por exemplo, de segunda a sexta, pulando sábado e domingo. Comecei agora nas férias, mas inventei de reformular o blog, então, o projeto está pausado. Vou retomá-lo de onde parei em fevereiro e seguir lendo todo dia, mesmo no final de semana. Espero que dê certo! 

100 Melhores do Século da Literatura Brasileira faz parte de um outro projeto meu: o "Lendo todo dia". Neste projeto, me proponho a, como o nome diz, ler todo dia. E não estou falando de leituras burocráticas, mas de lazer, leituras literárias, leituras por fruição. Já naquele, a ideia é bem simples, ler em cem dias a seleção de textos proposta nos livros. Então, para essa primeira etapa do Lendo todo dia, eu escolhi três livros não lidos da minha estante, a saber:
  1. Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século 
  2. Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século 
  3. As Cem Melhores Crônicas Brasileiras 
Os livros estão listados por ordem de publicação. Não vou falar detalhadamente sobre eles agora, para o texto não ficar muito extenso. Como farei a leitura? Eu vou ler os três ao mesmo tempo, sendo um texto de cada livro por dia. Porém, pode-se ler apenas um, ou dois dos livros, tendo em vista, que a maioria não gosta muito de poesia, ou pode não gostar de outro dos três gêneros. As listas dos textos de cada livro, eu trago depois, mas elas podem ser encontradas numa pesquisa pela internet.

Vantagens: conhecer uma gama variada de autores e estilos da literatura brasileira, dentro de um recorte de época, o século XX; se adéqua perfeitamente a quem tem pouco tempo; pode ser executado concomitantemente a outros projetos menores ou até mesmo maiores de leituras. Desvantagens: ainda estou tentando encontrar (risadas).

Requisitos*: ser um leitor experiente e gostar de literatura brasileira. Por que "ser um leitor experiente"? Por causa da linguagem, o estilo e a temática de alguns textos. Na minha humilde opinião, um leitor inexperiente não vai se aventurar plenamente em algumas leituras. Por que "gostar de literatura brasileira"? Um pouco óbvio... Pois os textos são todos de autores brasileiros.

"Não sou nenhuma coisa, nem outra, mas quero ler mesmo assim!" Vai fundo! Não existe lei que te proíba! Você pode ler por curiosidade, para conhecer, etc, etc, etc. Tanto faz... O que importa mesmo é a vontade. E para me contradizer: se a gente nunca der o primeiro passo, nunca vai chegar em degraus mais altos da escada de níveis de leitura. 

Uma dica: se tiver um texto ou outro que pareça difícil, retome a leitura, faça anotações, use um dicionário, faça leitura conjunta, comente a leitura com alguém que também está lendo ou já leu. Eu mesma, com frequência leio o mesmo texto mais de uma vez, para absorver, extrair o máximo possível. 

E para terminar: Um bom leitor, sempre se desafia, lendo textos "mais difíceis", que soem incompreensíveis. Não é mesmo? Então, vamos lá?! Boa leitura!

*Requisitos básicos para quem quer ler, entender e apreciar sem esforço.

Comentários

Postar um comentário

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!

Mais Lidas da Semana

[日記 ~ Nikki] Retrospectiva 2013

[日記 ~ Nikki] Retrospectiva 2013 / Junho