[PROJETO DE LEITURA] Clarice Lispector | Apresentação dos projetos de leitura: "Descobrindo Clarice" e "Clarice nas Entrelinhas"


Dia desses publiquei na página do blog uma foto do livro que estou lendo: “Clarice,” de Benjamin Moser. Pois é. Esse livro atiçou um desejo antigo meu que é a leitura da obra completa de Clarice Lispector seguindo o critério de ordem de publicação. 

Mas a intenção não é somente esta. A minha curiosidade em relação ao mundo de Clarice vai muito mais além. Não só me interesso pelas obras principais da autora, como também pelas obras voltadas ao público infantil e ainda pelas publicações relacionadas à sua vida pessoal, literária, artística.


Infelizmente, não adquiri ainda todas as obras da autora, mas decidi ir iniciando o projeto, uma vez que já tenho os primeiros livros. Para o projeto não ficar muito extenso, o qual eu teria dificuldade em finalizar, vou dividi-lo em etapas ou fragmentá-lo em projetos distintos. A ideia é a seguinte: ler primeiro os livros voltados para o leitor adulto e, seguida, fazer uma expansão do projeto, lendo as obras dedicadas ao público infantil. 

Além disso, em paralelo pretendo ler outros livros que tratam do universo da autora e de sua obra, como por exemplo, os que trazem cartas que autora trocava com amigos e familiares. Seria uma espécie de adendo que não seguiria uma ordem específica, podendo inclusive ser intercalado entre os livros principais.

Eis a lista dos livros da autora organizados por ordem de publicação com capas de edições da Editora Rocco: * Os título em cor cinza ainda não foram adicionados a minha coleção.




Perto do Coração Selvagem | ROMANCE (1943)









O Lustre | ROMANCE (1946)








A Cidade Sitiada | ROMANCE (1949)








Laços de Família | CONTOS (1960)








A Maçã no Escuro | ROMANCE (1961)








A Paixão Segundo G.H. | ROMANCE (1964)  








A Legião Estrangeira | CONTOS (1964)








Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres | ROMANCE (1969)








Felicidade Clandestina | CONTOS (1971)     








Água Viva | ROMANCE (1973)








Onde Estivestes de Noite | CONTOS (1974)








A Via Crucis do Corpo | CONTOS (1974)








A Hora da Estrela | NOVELA (1977)








Um Sopro de Vida | ROMANCE (1978)








Para Não Esquecer | CRÔNICAS (1978)








A Bela e A Fera | CONTOS (1979)








A Descoberta do Mundo | CRÔNICAS (2008)



Alguns desses livros serão releituras. Estava pensando em um nome para esse meu projeto, ou melhor, nomes, pois é um projeto que se desdobra. Por enquanto, tenho dois: "Descobrindo Clarice" e "Clarice nas Entrelinhas". O primeiro para os livros de correspondências e outros relacionados a ela, como a biografia que estou lendo. O segundo nome vou deixar para esse projeto de leitura da obra da autora.

Por enquanto, das dezessete obras de Clarice listadas acima, tenho 11. À medida que eu for adquirindo as outras, farei uma atualização da coleção aqui no blog. 
* Atualização: completei a aquisição das obras restantes da coleção.





Para o projeto "Clarice nas Entrelinhas", lerei as edições que estou colecionando da Editora Rocco. Em postagens futuras, falarei sobre os demais livros (infantis, entrevistas, crônicas e correspondências) da autora que pretendo ler na expansão/divisão desse projeto de leitura de obras do universo Clarice Lispector. 



~Nana~

Comentários

Mais Lidas da Semana

[日記 ~ Nikki] Retrospectiva 2013

[日記 ~ Nikki] Retrospectiva 2013 / Junho