[Resenha] Dragon Ball #01 ~ Son Goku e seus companheiros (Panini Comics) PARTE 2 ~ Análise dos aspectos estruturais e estilísticos
Estou
voltando com a segunda parte da resenha sobre o primeiro volume de Dragon Ball,
mangá publicado pela Panini Comics/Planet Mangá em 2012. Neste texto vou tratar
da estrutura interna do mangá, como ele se organiza, e falar sobre alguns elementos da história como, por exemplo, as
personagens que aparecem neste volume. Se você não viu a primeira parte desta
resenha, clique aqui.
O
primeiro volume do mangá intitulado Son
Goku e seus companheiros (em japonês: 孫悟空と仲間たち ~ lê-se: Son Gokū to
Nakamatachi) pertence ao primeiro arco da história O treinamento de Son Goku – que compreende os capítulos 01 até o 54
– e é composto por onze capítulos. Podemos dizer que esses onze capítulos do
primeiro volume do mangá correspondem aos episódios um ao sete da primeira saga
do anime, a Saga de Pilaf. Contudo, Pilaf e sua turma, cujas aparições se dão
já no primeiro capítulo do anime, não aparecem neste volume, dando as caras
apenas no volume dois, no décimo oitavo capítulo.
Sinopse do enredo
Este
volume trata basicamente, como o próprio título se refere, da apresentação de
Goku, a personagem central de Dragon Ball, e sua turma, bem como o início da
aventura, a qual alude o título do mangá: a procura pelas sete esferas do
dragão, a fim de invocar o deus-dragão Shen Long para que realize um desejo.
Claro, que outras personagens principais (como Kuririn, por exemplo) serão
introduzidas em outros volumes e ganharão destaque também. Porém, creio que
neste volume está a maioria das personagens envolvidas nessa aventura inicial em
que Goku se envolve com Bulma na busca pelas esferas do dragão.
Estrutura do mangá
“Son
Goku e seus companheiros” tem onze capítulos e uma seção extra com uma “Coletânea
de páginas de abertura!”. Este volume está estruturado da seguinte forma:
Capítulo 1 « Bulma e Son Goku
Capítulo 2 « As bolas sumiram!!
Capítulo 3 « Goku vai para o mar
Capítulo 4 « A Nuvem Voadora do Mestre Kame
Capítulo 5 « A aparição de Oolong!
Capítulo 6 « Oolong versus Son Goku
Capítulo 7 « Yamcha e Pual
Capítulo 8 « O Terrível Yamcha!!
Capítulo 9 « As Esferas do Dragão em perigo!
Capítulo 10 « O grande plano de assalto
Capítulo 11 « Gyumaoh, o Rei do Monte Frigideira
Extra « Coletânea de páginas de abertura!
Além
disso, no final foram inclusos um Glossário com explicações para termos, situações e nomes de personagens e uma «Seção "Tudo sobre"« Dragon Ball do mestre Toriyama com cinco perguntas e respostas, na qual
Akira responde a perguntas feitas pelos leitores japoneses sobre ele mesmo e
sobre o mangá. Particularmente, gostei
muito dessa seção!
Elementos da narrativa
Vou
comentar alguns aspectos como espaço, tempo, enredo, narrador e personagens
levando em conta apenas o primeiro volume do mangá.
Cenários e tempo
narrativo
– como o próprio mestre Akira explica “o cenário de Dragon Ball tem uma
atmosfera chinesa, mas não é necessariamente na China”. Independentemente dessa
indefinição, o cenário é bem variado nesse primeiro volume, mas sempre com uma
presença marcante de elementos da natureza: paisagem natural incluindo animais
diversos. Por outro lado, outros cenários mais próximos da paisagem urbana
também marcam presença. Podemos citar, por exemplo, o vilarejo no qual se dá a
aparição de Oolong, o Castelo do Gyamaoh etc.
Quanto
ao tempo narrativo, Toriyama também nos dá uma pista: “não defini uma época
exata para esta história”. Embora, não possamos situar a narrativa em nossa
cronologia, podemos dizer seguramente que a história mistura elementos que
fazem alusão a um tempo passado mesclado com elementos futuristas. Se por um
lado, temos personagens marcadas pelo telurismo, de outro temos as que são
influenciadas pela tecnologia. Parece-me então, uma tentativa de unir no
presente narrado, elementos que polarizam, mas convivem numa mesma linha
temporal: o rústico e o sofisticado, o tradicional e o moderno. Bom, não vou me
estender nesse tipo de análise.
Enredo – Mais uma vez,
destacando a fala de Toriyama: “De forma geral, o enredo está pronto, mas eu
penso em ir incrementando os detalhes e decidir o final de improviso, no
decorrer dos capítulos”. Gostei desse lado sincero do autor em ter admitido o
uso da improvisação, o que não tira a qualidade do trabalho, uma vez que, como
o próprio autor afirma, a linha central do enredo parece estar definida. E,
convenhamos, numa história grande como essa que é publicada à medida em que se
escreve é praticamente impossível que ela não sofra alterações decorrentes da
própria recepção dos leitores em relação aos capítulos publicados.
O
enredo trata basicamente da procura pelas esferas do Dragão, como eu disse na
sinopse mais acima, mas no desenrolar da narrativa, nota-se que essa é apenas
uma das linhas de enredo do mangá – que pode até ser colocada como a principal
– e, portanto, não é o único elemento motivador que direciona a ação no mangá.
Porém, é seguro afirmar que, além de ser uma motivação inicial, a busca pelas
esferas são o meio pelo qual a personagem central, Goku, desenvolve suas
habilidades e, de certa forma, sua própria personalidade, mesmo mantendo a
essência.
Gosto
da forma como o enredo é conduzido em Dragon Ball. Apesar de se notar o ritmo acelerado
na localização das esferas no mangá, há uma quebra dessa velocidade com a
introdução de algumas situações paralelas, a maioria cômicas, mesmo quando há
ação.
Narrador – No início e no final de
cada capítulo há um trecho de narração. Dragon Ball segue um formato de HQs
mais antigas, com discurso de narrador bem destacado nos quadros. Para quem
nunca leu DB e também nunca assistiu ao anime, a história proporciona certa
dose de mistério, suspense e surpresa. Particularmente, a parte das revelações,
eu curto bastante. Só não há mistério e suspense nas intenções das personagens.
Estas são retratadas com muita clareza e há muitos balões de pensamento
revelando seus propósitos.
Personagens – o conjunto de
personagens em Dragon Ball é bem diverso e no primeiro volume aparecem várias
dos mais diversos tipos. Contudo, vou comentar apenas sobre as mais relevantes
na ordem em que aparecem no mangá. Recomendo a leitura dessa parte só para quem
já tiver visto o anime ou lido o mangá para não estragar alguma surpresa.
AVISO: esta parte pode conter SPOILER!
Goku (Son Gokū ~ em
kanji: 孫 悟空) – é um menino, ou
melhor, um adolescente órfão de 14 anos de idade com aparência e tamanho de
criança, que se diferencia de um humano qualquer por ter um rabo. Mora na casa
do falecido avô de quem herdou uma esfera de quatro estrelas. É inocente e ao
mesmo tempo corajoso. Tem espírito de luta e sobrevive de caça. É, resumindo, a
personagem central.
Goku
é o tipo de personagem que tem carisma suficiente para envolver o leitor e,
para dizer a verdade, se você não simpatizar com ele, não acho que valha a pena
investir tempo lendo o mangá, pois Goku é praticamente o centro de todas as
linhas de enredo presente em Dragon Ball, embora notemos um esforço significativo
de Akira em desenvolver cada uma de suas personagens e lhes dar um digno espaço
dentro da narrativa, conferindo-lhes relevância suficiente para que despertem
também a simpatia (ou antipatia) dos leitores.
Por
falar nisso, é incrível como ele consegue fazer com que os vilões mudem de lado
e passemos a gostar deles. Eu, por exemplo, passei pela fase do ódio sendo
convertido em amor por praticamente todos os vilões. O único com quem não
simpatizo é o Pilaf, que eu me lembre. Acho que isso é o que fazem as boas histórias,
promovem uma mudança não só dentro da história, mas na vida, na mente, na forma
de pensar das pessoas. Acho isso incrível! Dragon Ball nos transmite muitas
lições!!!
Bulma (leitura em katakana: ブルマ, referência à "bloomers", short
feminino popular no início do séc. XX) – é uma garota de 16 anos, estudante, cheia de aparatos
tecnológicos e portadora da esfera de duas estrelas. Ela investiga a história
das esferas e, após descobrir que ao juntá-las é possível invocar um dragão e
lhe pedir para que realize um desejo, resolve se aventurar em busca das demais.
Em
seu período de férias da escola, munida de Cápsulas
Hoi-Poi e seu Dragon Radar, Bulma
encontra a esfera de cinco estrelas. Quando parte para a captura da próxima dragon ball, ela se depara com Goku,
dono da esfera de quatro estrelas. Ela, então, consegue convencê-lo a se
envolver em sua busca frenética pelas outras esferas e se envolve em situações
inesperadas e até mesmo hilárias.
A
propósito, Bulma forma uma dupla excelente com Goku, principalmente nas cenas
cômicas. Ela também é muito explorada, aliás, em outros tipos de cenas. Como posso
dizer? Tentativas de agradar o público masculino... O corpo da Bulma, que por
sinal, é bem bonito, é explorado por diversas vezes ao longo do primeiro volume
em cenas de nudez, outras com conotação erótica ou sexual etc.
Shen-Long (Shenlong ~ em kanji: 神龍 ~ leitura em katakanaシェンロン ~ romaji: lê-se “Shenron”) – deus-dragão que pode ser invocado
quando são reunidas as sete esferas. Sua aparição de fato não se dá neste
volume, porém, podemos visualizá-lo já no primeiro capítulo, quando Bulma
explica para Goku (e para nós também) a história sobre as esferas do dragão.
Ele é retratado como uma figura imponente e de expressão agressiva.
Umigame (leitura em katakana:ウミガメ) – é uma tartaruga do mar a quem Goku
presta auxílio e logo descobrimos que se trata de uma tartaruga que mora com
Muten Roshi, o Mestre Kame, seu amigo. Umigame é uma tartaruga de temperamento
amável e gentil. Quando Goku o encontra, ele o confunde com uma grande pedra.
Mestre Kame (Kame Sennin ~ em kanji: 亀仙人) – também conhecido como Muten-Rōshi
(em kanji: 武天老師), é um velhinho que
tem um casco de tartaruga nas costas, mora numa ilha no meio do mar e é mestre
em artes marciais. Ele se revela logo de início um inveterado interesse nas
formas femininas, em outras palavras, um pervertido nato. Meste kame é o
companheiro de Umigame e é o portador da esfera de três estrelas, que é dada à
Bulma em troca de alguns segundos de exibicionismo. É ele que dá a Goku a nuvenzinha voadora, a
Kinto-un.
Oolong (Ūron ~ leitura em katakana:ウーロン, nome de um chá chinês tradicional) – é um porquinho metamorfo
aficionado por calcinhas. É, digamos, o primeiro adversário de Goku. Essa
personagem é introduzida no capítulo cinco, quando Bulma e Goku passam por uma
vila misteriosa em busca de uma das esferas, a de seis estrelas.
Pual – (プーアル, Pūaru, trocadilho para Pu-erh, um chá chinês) é um gatinho azul
metamorfo, ex-colega de classe de Oolong em uma escola de transformação e amigo
de Yamcha, com quem vive no deserto.
Yamcha (leitura em katakana: ヤムチャ) – é um jovem lutador de
artes marciais, adepto do estilo Rōga fūfū ken (em kanji: 狼牙風風拳 ~ Punho do Lobo Selvagem). Mora no meio do
deserto e segue o banditismo como estilo de vida, roubando dinheiro e cápsulas Hoi-Poi.
Tem uma timidez elevada que o impede de se relacionar com mulheres, não
conseguindo nem mesmo falar diante delas (me faz lembrar o Raj – Rajesh
Koothrappali – de Big Bang Theory).
Chi-Chi (leitura em
katakana:チチ) – é uma menina medrosa que aparece numa cena em
que está vestida numa roupa sexy e usando um capacete, fugindo de um
dinossauro. Mais à frente, descobre-se que ela é uma princesa e filha do rei
cutelo (Gyūmaō).
Gyumaoh (em kanji: 牛魔王 ~ Gyūmaō; Ox King) – é o rei da montanha do fogo e é também, como se
descobre depois, o pai de Chi-Chi. É enorme e tem uma aparência e comportamento
que impõem muito medo em quem o vê. No finalzinho do volume, descobrimos que
seu mestre é o Muten-Rōshi.
Resumo das aparições de personagens no primeiro volume:
Personagem Capítulo
Goku 01
Bulma 01
Shenlong* 01
Umigame 03
Mestre Kame 03
Oolong** 05 /
06
Pual 07
Yamcha 07
Chi-Chi 11
Gyumaoh 11
* Shenlong não aparece realmente neste capítulo. Apenas podemos visualizá-lo
num trecho em que Bulma conta à Goku sobre as esferas do dragão.
** Oolong aparece no capítulo 05 transformado, primeiro em um ogro
gigante, em seguida, em humano e, depois, em touro. Sua verdadeira aparência só
é conhecida no capítulo 06.
O estilo de Akira Toriyama
Tanto
o estilo narrativo quanto o traço de Toriyama é único e inconfundível. Como
desenhista, sua arte é bela e atenta às minúcias. É fácil perceber o cuidado
que ele teve ao criar suas personagens, assim como o cenário, pela riqueza de
detalhes. As cenas de lutas são empolgantes e as expressões faciais das
personagens são tantas que é difícil contar quantas foram usadas só nos
capítulos desse primeiro volume. Como escritor, sua história mistura personagens
carismáticas num enredo envolvente cheio de comédia, ação e aventura.
Título:
Dragon Ball
Volume:
01
Autor:
Akira Toriyama
Dimensões:
13,7 x 20cm
Páginas:
194
Editora:
Panini
Preço:
R$ 10,90
Classificação:
+12
Bom,
isso não é tudo que se tem a dizer sobre Dragon Ball, mas é tudo que eu pude
dizer em um só post. Mais uma vez, o texto ficou enorme! Nas próximas resenhas,
testarei formatos menores para facilitar a minha vida também! Espero que esse
texto seja útil a alguém de alguma forma. Até a próxima!
~Nana~


Excelente análise Nana, parabéns pelo trabalho feito com esmero. Só algumas opiniões minhas.
ResponderExcluirNão sei se enquadra na categoria "cenários e tempo narrativo", mas eu acho que a história de Dragon Ball em muito se assemelha a um conto de fadas, pois entre os elementos encontrados, temos o tempo indefinido e a jornada do herói. Também temos elementos de fábulas, pois há a personagens antropomorfos.
Eu sempre achei o Mestre Kame um personagem poderoso e subaproveitado, o que faz total sentido, pois a história é focada em Son Goku.
Obrigada!
ExcluirTens toda razão! Nesses dois gêneros, conto de fadas e fábula, há muitos elementos que podem ser encontrados facilmente em Dragon Ball. Não é à toa que Dragon Ball consegue cativar com muita facilidade o público infantil (mesmo com as cenas consideradas inapropriadas... rs). Eu acho que as crianças (as que não foram precocemente erotizadas) não vêem a malícia que o adulto vê.
E o Mestre Kame... é um dos meus favoritos, apesar de sua participação ter perdido a relevância com a chegada de inimigos cada vez mais fortes e invencíveis para os humanos.
Pois é, o Mestre Kame deveria ser um equivalente ao Hiko Seijuurou XIII, o mestre do Kenshin (Rurouni Kenshin), seria uma espécie de personagem coringa e poderia ser utilizado como um Deus Ex Machina.
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